A Abertura do Curso

    A solenidade de inauguração do Instituto Anatômico Jurandyr Lodi, em 12 de abril de 1961, teve enorme repercussão na impressa e presenças ilustres, como a do governador Carlos Fernando Monteiro Lindemberg, do vice-governador Raul Giubertti, do secretário estadual de Educação e Cultura Dr. Bolívar de Abreu, do inspetor federal do ensino superior, de Darcy Monteiro, do presidente da AMES João Carlos Souza, do diretor do Inca, de diretores e professores catedráticos de várias faculdades e do Arcebispo de Vitória Dom João Batista da Motta e Albuquerque.

    No dia 5 de abril de 1961, A Gazeta publicou a seguinte matéria: “Instalação da Faculdade de Medicina será dia 12”, em referência à inauguração do Instituto Anatômico Jurandyr Lodi, primeira sede do novo curso. E no dia 12, AG trouxe
na primeira página: “Faculdade de Medicina será inaugurada hoje”. No dia 13, o jornal estampou em sua primeira página: “Faculdade de Medicina instalada ontem (solenemente) em Vitória”.

    Carlos Lindemberg recebeu, de Affonso Bianco, uma homenagem pública pelo apoio e dedicação. Dizia a placa de bronze: "Esta Unidade de Ensino Médico, iniciada em 1957, foi ampliada e concluída em 1961 pelo eminente governador Dr. Carlos Fernando Monteiro Lindemberg, a quem se deve os mais altos méritos pela concretização das aspirações dos estudantes capixabas".

    A sede da Faculdade de Medicina foi denominada “Jurandyr Lodi” – então diretor de Ensino Superior do MEC – pela sua fundamental contribuição na aprovação do processo de criação do curso. Ainda no dia 12, foi realizada a instalação do curso, em evento no Auditório do Centro de Comércio do Café. Na ocasião, Dr. Darcy Monteiro recebeu o diploma de Patrono da Faculdade de Medicina e Dr. Ugo Pinheiro Guimarães, presidente da Academia Nacional de Medicina, pronunciou a Aula Magna, com o tema “Ética profissional em cirurgia”.

    No dia 14, A Gazeta publicou o discurso do governador Carlos Lindemberg com o título “Faculdade de Medicina era imperativo inadiável de nossa evolução educacional”. No mesmo dia, também saiu a seguinte notícia: “Emoção na primeira aula da Faculdade de Medicina”. No dia 15, o jornal noticiou: “Faculdade de Medicina sempre foi constante na preocupação administrativa do Governador”.