Emoção e nostalgia marcam solenidade do Jubileu

13/04/2011 10:00

 

 

Lágrimas, recordações, encontro de gerações. A emoção deu o tom da solenidade que abriu, em grande estilo, as comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Medicina da Ufes. O evento foi realizado na manhã do histórico 13 de abril, exatamente 50 anos após o 1º dia de aula da então Faculdade de Medicina. Com um público próximo a 150 pessoas, o auditório do Elefante Branco, no campus de Maruípe, ficou pequeno para tantos convidados, mas permaneceu lotado durante as duas horas da cerimônia.

Além de alunos, professores e funcionários, a solenidade reuniu personagens centrais da história do curso. Ex-alunos das primeiras turmas, entre eles Lílian Mazzei e Gelcílio Coutinho Barros, ambos da primeira turma, compareceram. Também estiveram presentes ex-professores, como os ilustres Benito Zanandréa e João Luiz de Aquino Carneiro. O vice-reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, representou a Universidade. 

O DAMUFES, idealizador do evento, abriu a cerimônia com o lançamento oficial do Baile da Gala, previsto para o 2º semestre, e da edição comemorativa do Jornal RAIO-X. O Diretório fez, ainda, a apresentação do livro “Escola de Medicina da UFES – 50 anos de História”, do diretor e ex-aluno Carlos Alberto Redins. Os produtos comemorativos (jalecos, chaveiros e adesivos) também foram divulgados. 

 

 

Discursos e lágrimas – Após um breve resgate histórico, tiveram início os pronunciamentos. Ao todo, 9 pessoas falaram, nesta ordem: o professor Vitor Buaiz, o ex-professor Benito Zanandréa, a ex-aluna Lílian Mazzei, o diretor Carlos Alberto Redins, o ex-professor João Luiz Carneiro, o vice-reitor Reinaldo Centoducatte, o ex-aluno e diretor clínico do Hucam Wilson Mário Zanotti, o ex-aluno Gelcílio Coutinho Barros e o ex-professor Alcary Simões.    

Por diversas vezes, a platéia e os componentes da mesa se emocionaram ao recordar de fatos que marcaram as cinco décadas do curso. O espaço ficou pequeno para tantas recordações. O diretor Redins, o ex-professor Carneiro e o ex-aluno Gelcílio não contiveram as lágrimas, mas o que chamou a atenção foi o choro do vice-reitor ao tomar o microfone e rememorar momentos cruciais da Faculdade de Medicina. O ar de nostalgia também rendeu muitas homenagens aos mestres responsáveis pelos anos iniciais da MedUfes.

A solenidade realizada neste histórico dia 13 de abril representa apenas o início das comemorações dos 50 anos do curso. O Diretório está comprometido em estender as festividades por todo o ano, com o ápice no Baile de Gala, com o encontro de todas as turmas. Acompanhe todas as informações sobre o Jubileu de Ouro pelo site oficial.

 

Veja a legenda da foto principal:

Na fileira superior, da esquerda para a direita: Lissa Severo Sakugawa (aluna turma 82), Alcary Simões Jr (ex-aluno turma 9 e ex-professor), Ronaldo Ewald Martins (ex-aluno turma 4 e ex-professor), Gelcílio Coutinho Barros (ex-aluno turma 1 e ex-professor), Aloísio Falqueto (ex-aluno turma 12 e professor), Paulo Mendes Peçanha (ex-aluno turma 10 e professor), Décio Neves da Cunha (professor e Coordenador do Colegiado), Wilson Mário Zanotti (ex-aluno turma 2 e diretor do Hucam), Carlos Alberto Redins (ex-aluno turma 12 e diretor do CCS) e Adeílson Moreira Júnior (aluno turma 81). 

Em baixo, da direita para a esquerda: Paula Peçanha (aluna turma 85), Ana Vega Carreiro de Freitas (aluna turma 84), Renan Rosetti Muniz (aluno turma 83),Lílian Mazzei Bresan (ex-aluna turma 1), Fausto Edmundo Lima Pereira (ex-professor), Thales Gouveia Limeira (ex-aluno turma 12 e professor), Benito Zanandréa (professor), João Luiz de Aquino Carneiro (ex-professor), Wagner Knoblauch (aluno turma 80), Vitor Buaiz (ex-aluno turma 2 e professor), Allan Kardec de Castro Filho (ex-aluno turma 4 e professor), Jhonson Joaquim Gouvêa (ex-aluno turma 8 e professor) e Marília Pessali (aluna turma 80).