BAILE DE GALA: 50 ANOS EM GRANDE ESTILO

18/09/2011 21:20

 

Reencontros, surpresas, emoção. A noite deste sábado, dia 17, entrou para a história da Faculdade de Medicina da Ufes. Do início ao fim do evento, o clima era de nostalgia, orgulho e alegria. O Baile de Gala organizado pelo Diretório Acadêmico em homenagem aos 50 anos do curso reuniu cerca de 300 pessoas no cerimonial Le Rosé, principalmente ex-alunos. Na entrada, um enorme painel do Hospital Universitário (HUCAM) dava as boas-vindas aos convidados. Sobraram elogios para a decoração, o bufê, a música e a cerimônia. Na avaliação do público, toda a festa estava impecável.

 

O evento reuniu grandes nomes da medicina do Estado, com destaque para os professores e ex-professores do curso, entre eles João Luiz de Aquino Carneiro, Délio Delmaestro, Vitor Buaiz, Paulo e Angélica Peçanha, Eurico e Edilaine Schmidt, Ângela e Emílio Mameri, Diusete e Elton Batista, Ana Daniela e Esteban Sadovsky e Crispim e Filomena Cerutti.

 

Completam a lista, Aloísio Falqueto, Claudino de Jesus, Alcary Simões, Gustavo Peixoto, Jhonson Gouvêa, Jorge Chamon, Luiz Antônio Pôncio, Lauro Vasconcellos, Calipson Gama, Luiz Alberto Sobral, Eliana Caser, Valéria Valim, Maria da Penha Zago, Décio Neves da Cunha, Camilo Chamoun, Ana Maria Casati, Ronaldo Ewald Martins, Aparecida das Graças Gomes e Rita Checon.     

 

Os ex-alunos e deputados federais César Colnago e Paulo Foletto também prestigiaram o evento, além de diretores de hospitais e membros das entidades médicas capixabas. Um grupo animado de jovens, de calouros a recém-formados do curso, marcou presença e aproveitou cada instante da festa. As cinco décadas do curso estavam bem representadas, não só na diversidade de faixa etária do público, como também no vídeo-clip apresentado durante a cerimônia e no telão que exibia mais de 150 imagens antigas e recentes da história da Faculdade.

 

O Baile de Gala é o ápice, mas não o fim das comemorações do Jubileu de Ouro. O Diretório Acadêmico iniciou as homenagens em 13 de abril, data exata do cinqüentenário da primeira escola de Medicina do Espírito Santo. Em novembro, será realizada uma nova solenidade, onde serão lançados um livro de depoimentos e um vídeo-documentário sobre a história do curso.    

 

O Diretório Acadêmico agradece a todos – alunos, professores e funcionários antigos e atuais – que prestigiaram o evento e, ainda, aos colaboradores, especialmente a Associação Médica do Estado (AMES), e aos patrocinadores. O sucesso do Baile de Gala é mérito do trabalho e esforço de todos. Os 50 anos foram celebrados da melhor forma possível: em grande estilo!

 

 

 

BAILE DE GALA

 

Comissão Organizadora

Alunos: Adeílson Moreira Jr., Marília Pessali, Renan Rosetti Muniz e Wagner Knoblauch

Professores: Vitor Buaiz, Sérgio Ramos e Décio Neves da Cunha

 

Realização

Diretório Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo - DAMUFES

Centro de Ciências da Saúde da UFES

Associação Médica do Espírito Santo – AMES  

Fundação de Apoio ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – FAHUCAM

 

Patrocínio / Colaboração

Unimed Vitória

Hospital Meridional

Laboratório Marcos Daniel

Hospital Metropolitano

Multiscan Imagem e Diagnóstico

Aroso Paço Hotel

Toque Verde Decoração

Mega Eventos

Cerimonial Le Rosé

Le Chocolatier

 

Apoio

Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo – CRM-ES

Sindicato dos Médicos do Espírito Santo – SIMES

Sociedade Beneficente de Assistência ao Hospital Universitário – SOBEM-HU

 

Agradecimentos especiais

Vitor Buaiz, ex-aluno e professor da UFES

Carlos Alberto Redins, ex-aluno e diretor do CCS/UFES

Vanessa e Fernando, funcionários da AMES

Claudino de Jesus, ex-aluno e professor da UFES

Lúcia Maria da Penha, secretária do departamento de Clínica Médica do CCS/UFES

Maria Zilma Rios, funcionária do Centro de Estudos do HUCAM

Edmar da Silva Rosa, gerente-geral da FAHUCAM

 

 

 

MENSAGEM ESPECIAL

(trecho do discurso oficial do Diretório Acadêmico no Baile de Gala)

 

 

SENHORAS E SENHORES,

 

HÁ 50 ANOS, UM PEQUENO GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES DEU UM GRANDE PASSO RUMO À CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO DA SOCIEDADE CAPIXABA.

 

NA MANHÃ ENSOLARADA DAQUELA QUINTA-FEIRA DE OUTONO, NO DIA 13 DE ABRIL DE 1961, 28 ALUNOS, ALGUNS PROFESSORES E UM DIRETOR FIZERAM HISTÓRIA. ERA A AULA INAUGURAL DA PRIMEIRA TURMA DA PRIMEIRA FACULDADE DE MEDICINA DO ESPÍRITO SANTO.

 

NO DIA ANTERIOR, UMA SOLENIDADE NO ENTÃO PACATO E SOLITÁRIO BAIRRO DE MARUÍPE MARCOU A INAUGURAÇÃO DO INSTITUTO ANATÔMICO JURANDYR LODI, A SEDE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFES.

 

O GRANDE DIA, A AULA INAUGURAL, QUE HOJE MARCA O CINQUENTENÁRIO DO CURSO, DEMOROU SETE LONGOS ANOS PARA ACONTECER. FORAM MUITAS AS DIFICULDADES QUE TIVERAM DE SER SUPERADAS. E UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS EM VENCER ESTAS BARREIRAS FOI O MÉDICO AFFONSO BIANCO, CONSIDERADO O CRIADOR E O PAI DO CURSO DE MEDICINA.

 

HOJE A PRIMEIRA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COMEMORA MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA. NESSAS CINCO DÉCADAS, NADA NOS FALTOU: PROBLEMAS, AVANÇOS, CRISES, CONQUISTAS, DESAFIOS.

 

SÃO 3.800 EX-ALUNOS. 90 TURMAS. 200 PROFESSORES. DEZENAS DE FUNCINÁRIOS. 50 ANOS. UMA MISSÃO: FORMAR BONS MÉDICOS E DAR ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE AOS PACIENTES.

 

ESTE BAILE DE GALA REPRESENTA O ÁPICE DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DO NOSSO QUERIDO CURSO DE MEDICINA. É O GRANDE ENCONTRO DE TURMAS. 

 

E O DIRETÓRIO ACADÊMICO, QUE DURANTE TODO O ANO ESTEVE COMPROMETIDO EM RESGATAR E VALORIZAR ESTA BELA HISTÓRIA, HOJE ALMEJA CELEBRAR OS 50 ANOS DO CURSO COM O MESMO VIGOR E A MESMA EMOÇÃO DAQUELES QUE DERAM INÍCIO A ESSA TRAJETÓRIA.